top of page

Planos, Projetos e Estudos


EAS (Estudo Ambiental Simplificado)

 

É um documento técnico com informações que permitem analisar e avaliar as consequências ambientais de atividades e empreendimentos considerados de impactos ambientais muito pequeno e não significativos.

 

CAR, (Cadastro Ambiental Rural)

 

É um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, com o objetivo de levantar informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública.

 

Gerenciamento de residuos

 

O gerenciamento de resíduos sólidos constitui um conjunto de procedimentos planejados e implementados, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar a coleta, o armazenamento, o tratamento e o destino final, adequados, visando a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

 

 

 

 

Averbação de reserva legal

 

A reserva legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural. A averbação tem a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da 

biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

 

 

ETE, (Estação de Tratamento de Esgoto)

 

É uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial - comumente chamadas de esgotos sanitários - para serem escoadas para o mar ou rio, com um nível de poluição aceitável em um 

emissário, de acordo com a legislação vigente.

Em uma ETE as águas residuais passam por vários processos, visando separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

 

 

Plano de Manejo para UC 

 

A base de uma Unidade de Conservação estabelece a união entre o conhecimento e a interação dos elementos que compõem o espaço em questão, ou os definem.

 

 

Arborização Urbana.

 

Diz respeito aos elementos vegetais existentes no perímetro urbano de uma cidade, assim como parques 

e praças. Estas áreas podem ser de uso público ou particular.

 

RAP - Relatório Ambiental Preliminar

 

É um instrumento de análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades considerados causadores de degradação potêncial ou efetiva.

 

ETA (Estação de Tratamento de Água)

 

É uma estrutura que realiza a purificação da água captada, para torna-lá própia ao consumo e, assim, utiliza-lá para abastecer uma determinada população. 

EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental


A licença ambiental para empreendimentos ou atividades consideradas causadoras de significativa degradação do meio, dependerá de tal estudo (EIA/RIMA).

 

PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas


Deverá reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração do meio ambiente, e apresentar medidas adequadas à recuperação da área.

 

EIV/RIV ou EIP/VIZ - Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança
 

São instrumentos da política urbana, que avaliam a repercussão dos empreendimentos habitacionais, institucionais ou comerciais, considerados de impacto urbanístico ou ambiental.

 

PCA—Plano de Controle Ambiental


Estudo que identifica e propõe medidas mitigadoras quanto aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte.

Estudo de Viabilidade Ambiental


Aplicado na fase inicial de um projeto, tem o intuito de avaliar as características ambientais da área e suas restrições ambientais.

Possibilita informar sobre a existência de questões que poderão inviabilizar o empreendimento, de modo a evitar futuros problemas de aprovação ou licenciamento.

bottom of page